segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como educar os filhos corretamente? Esta é uma pergunta que milhares de mães e futuras mamães se fazem diariamente, qual será a “fórmula mágica” para cuidar de uma criança, cuidar de sua educação e fazer com que ela cresça dentro da sociedade como um exemplo de criança e também de pessoa e que além do filho a mãe também seja um exemplo para as outras pessoas.
Não há uma mágica que vá fazer o seu filho ser e agir somente da maneira que você quiser até mesmo porque ele (a) é um ser humano, e assim como todos os humanos, tem vontade própria, o que você pode fazer é mostrar a ele como agir corretamente – não como agir –a dica é sempre mostrar os dois lados do mundo, o lado certo e o lado errado e instruí-lo para que ele (a) siga sempre o caminho correto.
Ensiná-lo a grande diferença que existe entre a verdade e a mentira, nunca tentar esconder nenhum fato ou notícia dele quando o mesmo tiver curiosidade, caso seja algo muito forte tente “maquiar”, mas nunca esconder ou mentir, fala sobre todos os assuntos sempre com muita naturalidade, porque dessa forma ele já vai se adequando às realidades da vida. Não importa o quão constrangedora seja a sua dúvida, sempre responda com a verdade, claro usando sempre palavras e argumentos que sejam condizentes com a sua faixa etária. Os bons modos nunca podem ficar fora de questão ensinar as “palavras mágicas”, ensinar o poder da palavra desculpa, nunca incentivar uma briga ou qualquer coisa do gênero, mostrar sempre que existem formas fáceis e certas de conseguir o que ele quer dizer sempre que pegar coisas dos colegas é errado e existem punições para estas atitudes, mas agindo sempre com muito carinho e amor é claro. Lembrando sempre que a melhor forma de educar o seu filho nos dias atuais é utilizar sempre o diálogo, nunca usar da agressão e também nunca deixar faltar a verdade para com ele e na frente dele, maus exemplos geram pessoas más.